Notícias

Presidente do Financial Stability Board destaca necessidade de reformas no setor financeiro

O presidente do FSB, Klaas Knot, pediu aos líderes do G20 que implementem reformas no setor financeiro, incluindo a adoção de Basileia 3, para garantir a estabilidade financeira global.

Presidente do Financial Stability Board destaca necessidade de reformas no setor financeiro

Em carta aos líderes do G20, o presidente do Financial Stability Board, Klaas Knot, destacou que é necessário implementar em seus países reformas no setor financeiro, entre elas a adoção de Basileia 3. “Com elevados níveis de dívida pública e privada e modesto crescimento econômico o mundo não pode permitir a instabilidade financeira”, destacou.

Na mensagem, Knot ressaltou que o estresse financeiro ocorrido em março de 2023 nos EUA e alguns países da Europa lembrou que corridas bancárias continuam um risco e autoridades ainda enfrentam desafios para lidar com instituições falidas do setor.

Resiliência do segmento financeiro não bancário

De acordo com Klaas Knot, uma prioridade de longa data da agenda do FSB é melhorar a resiliência do segmento financeiro não bancário, pois suas operações de intermediação continuam a crescer, o que pode implicar em novos riscos e vulnerabilidades a todo o setor financeiro.

Implicações da digitalização e mudanças climáticas à estabilidade financeira

Na avaliação de Klaas Knot, o FSB está coordenando trabalhos para enfrentar as implicações da digitalização e mudanças climáticas à estabilidade financeira. Ele ressaltou que o FSB continuará a monitorar o uso da inteligência artificial para avaliar se são suficientes os atuais arcabouços normativos em vários países.

Segundo ele, é essencial que empresas adotem metodologias para avaliar riscos ambientais que elas poderão enfrentar no futuro próximo em seus negócios. “No último ano, esforços globais tiveram como foco apoiar jurisdições para adotar, aplicar ou ser informadas pelo International Sustainability Standards Board (ISSB), cujos padrões servem como um arcabouço global para divulgação (de dados) sobre sustentabilidade.”


Publicado em:
Atualizado em: