Concurso Melhor Merenda do Paraná
O concurso Melhor Merenda do Paraná premiou pratos preparados com ingredientes da agricultura familiar. A iniciativa inédita foi promovida pela Secretaria de Estado da Educação (Seed) e o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar). Foram 524 receitas inscritas e, entre estas, 100 foram selecionadas para compor um livro exclusivo assinado pela chef Manu Buffara.
Valorização das merendeiras
O concurso busca valorizar o trabalho das merendeiras e merendeiros das escolas da rede estadual de ensino, além dos alimentos regionais e as tradições culinárias paranaenses. O governador Carlos Massa Ratinho Junior destacou a importância da gestão de segurança alimentar na cadeia da educação e o investimento na alimentação escolar como uma estratégia para melhorar a aprendizagem, o que ajudou o Paraná a alcançar o posto de melhor educação do Brasil.
Pratos premiados
O prato que ficou em primeiro lugar foi o charuto recheado com arroz cozido em caldo de feijão, preparado pela merendeira Clarice Iaciuk Costa Rosa, do Colégio Estadual do Campo Cristo Rei, de Prudentópolis. O pão de talos e folhas, da merendeira Diná Aparecida Gavelik, que trabalha no Colégio Estadual do Campo Nossa Senhora da Conceição, em Campo Magro, ficou em segundo lugar. Em terceiro lugar, a maionese de batata-doce com inhame, da merendeira Gislaine Aparecida Xavier, do Colégio Estadual Rui Barbosa, de Arapoti. E na quarta colocação, a feijoada poveira da merendeira Vângela de Jesus Pereira dos Santos, do Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos de Paranaguá.
Seleção das receitas
As receitas foram avaliadas com base nos critérios de tradição, localidade e regionalidade, criatividade e sustentabilidade. As 32 receitas selecionadas representam cada um dos Núcleos Regionais de Educação (NRE). As finalistas receberam um avental com seu nome bordado, um livro de receitas com as 100 merendas selecionadas e uma aula com a chef Manu Buffara. As vencedoras ganharam um kit com livros de receitas, um jogo de jantar personalizado pelo artista paranaense Toto Lopes e um voucher para um passeio de Litorina, trem de luxo que faz o trajeto pela ferrovia que corta a Serra do Mar.
Júlio Rossato