Ibovespa Futuro em baixa
Nas primeiras negociações desta terça-feira (19), o Ibovespa Futuro opera com baixa, com atenções voltadas para o último dia de reunião da cúpula do G20 e para novas falas do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, enquanto mercado segue na expectativa pelo anúncio do pacote de corte de gastos públicos.
Preocupações com a Rússia e a Ucrânia
No exterior, investidores buscam ativos seguros em meio às preocupações com a escalada das tensões entre a Rússia e a Ucrânia, após Vladimir Putin afirmar que a Rússia pode considerar o uso de armas nucleares se estiver sujeita a um ataque de mísseis convencionais apoiado por uma potência nuclear.
Cúpula do G20 no Rio de Janeiro
No Brasil, a cúpula do G20 no Rio de Janeiro será encerrada com discussões sobre desenvolvimento sustentável e a transição para energia mais limpa, seguida pela entrevista à imprensa do presidente Luiz Inácio Lula, marcada para 14h30. O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, palestra em evento promovido pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP), às 10h30.
Mercados internacionais
Nos EUA, o Dow Jones Futuro, S&P500 e Nasdaq Futuro operam em baixa devido a balanços e tensão entre Rússia e Ucrânia. Os mercados da Ásia-Pacífico fecharam em alta após discurso de formuladores de políticas financeiras chinesas em cúpula de investimentos em Hong Kong. Os preços do petróleo operam em baixa, mas o minério de ferro na China fechou em alta pela segunda sessão consecutiva.