Índices futuros dos EUA em baixa
Os índices futuros dos Estados Unidos operam em baixa nesta terça-feira (19), com os investidores aguardando os resultados da gigante do varejo Walmart, previstos para hoje, e da Nvidia, que serão divulgados na quarta-feira, feriado no Brasil mas dia de sessão normal nos EUA.
Além disso, vários membros de bancos centrais devem discursar hoje, incluindo o presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) de Kansas City, Jeffrey Schmid, no final do dia.
A perspectiva de flexibilização do Fed voltou a se destacar como a principal preocupação do mercado, diante da ausência dos tão aguardados anúncios das escolhas de Donald Trump para os cargos no Tesouro e no comércio.
Dados econômicos e resultados trimestrais
Uma série de dados robustos na maior economia do mundo, combinada com expectativas de inflação mais acelerada devido às políticas de tarifas mais altas e imigração mais rigorosa de Trump, reduziu as apostas para um corte de juros em dezembro para cerca de 58% no CME FedWatch, ante probabilidades superiores a 65% há uma semana.
Cerca de 93% das empresas do S&P 500 divulgaram resultados trimestrais até agora, com três quartos superando as expectativas e mais de 60% superando as estimativas de receita, de acordo com a FactSet.
Desempenho dos mercados
Os mercados da Ásia-Pacífico fecharam em alta generalizada, enquanto os investidores analisavam o discurso dos formuladores de políticas financeiras chinesas em uma cúpula de investimentos em Hong Kong.
Os mercados europeus operam em baixa, com os investidores atentos às divulgações de dados e relatórios de lucros.
Os preços do petróleo operam em baixa após a alta da sessão anterior, impulsionada pela interrupção da produção no campo petrolífero de Johan Sverdrup, na Noruega, mas os investidores permanecem cautelosos em meio a temores de uma possível escalada na guerra entre Rússia e Ucrânia.
As cotações do minério de ferro na China fecharam em alta pela segunda sessão consecutiva.
Júlio Rossato