Mensalidade de condomínio pode apresentar QR Code para pagamento via Pix
A mensalidade do condomínio pode deixar de apresentar código de barras e ser substituída por um QR Code para pagamento via Pix Automático. Carlos Netto, CEO da Matera e um dos executivos que participou do desenvolvimento do meio de pagamento instantâneo brasileiro, espera que a mudança ocorra em breve. Ele falou sobre o tema no Superlógica Next 2024, evento voltado ao mercado imobiliário que ocorre em São Paulo.
O Pix Automático cumpre a mesma função do débito automático, mas de maneira mais abrangente, podendo ser utilizado por administradoras de condomínio, escolas de idiomas, clubes, entre outros. O Banco Central anunciou que o Pix Automático será lançado em 16 de junho de 2025. Essa modalidade promete facilitar as cobranças recorrentes de diversas empresas e instituições, além de ajudar a reduzir a inadimplência.
Benefícios para pagadores e recebedores
Segundo Netto, o Pix Automático beneficia tanto o pagador quanto o recebedor. O pagador evita esquecimentos e multas desnecessárias, enquanto o recebedor conta com custos de cobrança menores e rapidez no recebimento dos valores. Além disso, a modalidade ajuda a diminuir a inadimplência.
Funcionamento do Pix Automático
O usuário autoriza, pelo próprio celular ou computador, a cobrança automática de um valor fixo ou variável através do Pix Automático. Essa cobrança será sugerida primeiramente pela empresa recebedora. Após a autorização do usuário, os valores serão debitados de acordo com a periodicidade escolhida sem a necessidade de autenticação a cada operação.
Uso do cheque especial
Carlos Netto explicou que o cheque especial pode ser usado na cobrança do Pix Automático. O pagador pode escolher autorizar ou não a cobrança a partir do cheque especial em caso de falta de saldo na conta cadastrada no Pix. Se o pagador não fizer nenhuma escolha antecipadamente, o uso do cheque especial será considerado como autorizado.