Queijo paranaense recebe prêmio mundial
Um queijo produzido no Oeste do Paraná, chamado de Passionata, foi eleito um dos nove melhores do mundo no World Cheese Awards, em Portugal. O produto também recebeu o título de melhor da América Latina no concurso, em que concorreu com 4.784 tipos de queijos de 47 países. Os queijos Láurea e Entardecer d´Oeste, também produzidos no Biopark, em Toledo, receberam as medalhas de prata e bronze, respectivamente.
O projeto de queijos finos do Biopark é realizado em parceria com o Biopark Educação, existe há cinco anos e foi criado com a intenção de melhorar o valor agregado do leite para pequenos e médios produtores da região. A qualidade do leite é analisada no laboratório do parque e, conforme as características encontradas no leite, são sugeridas de três a quatro tecnologias de fabricação de queijos que foram previamente desenvolvidas no laboratório com leite com características semelhantes. O produtor então escolhe a que mais se identifica para iniciar a produção.
Neste ano, foram introduzidas cinco novas especialidades para os produtores vinculados ao projeto de queijos finos: tipo Bel Paese, Cheddar Inglês, Emmental, Abondance e Jack Joss. A transferência da tecnologia é totalmente gratuita.