SpaceX lança o foguete Starship em teste com a presença de Donald Trump
O sistema de lançamento da SpaceX, composto pelo propulsor Super Heavy e pela espaçonave Starship, deixou a torre logo após as 16h, horário local, nesta terça-feira (19), dando início a uma missão planejada de aproximadamente uma hora para o espaço e parcialmente ao redor do mundo.
O Starship, o maior e mais poderoso foguete já desenvolvido, está sob contrato para funcionar como um módulo lunar que a NASA usará para levar pessoas de volta à lua pela primeira vez em meio século. É o centro das ambições de Musk de iniciar uma colônia em Marte.
O veículo também tem como objetivo revolucionar o plano de negócios da SpaceX. Projetado para ser totalmente reutilizável, a SpaceX afirma que o Starship será muito mais barato de operar do que qualquer outro foguete no mercado e eventualmente substituirá seus foguetes Falcon 9 e Falcon Heavy, líderes da indústria, para enviar carga ao espaço.
Trump, vestindo um terno azul e um boné MAGA vermelho, estava cercado por aliados, incluindo o senador dos EUA pelo Texas, Ted Cruz, e Donald Trump Jr., enquanto o grupo bombardeava Musk com perguntas sobre como funciona o lançamento.
A aparição de Trump marca sua primeira presença em um lançamento do Starship.
A presidente da SpaceX, Gwynne Shotwell, disse na sexta-feira que até 400 voos do Starship são possíveis nos próximos quatro anos. Essa frequência só poderá ocorrer se a SpaceX aperfeiçoar sua estratégia de pouso, para que a empresa possa rapidamente preparar os foguetes para seus próximos voos. Shotwell descreveu o processo como semelhante à maneira como as companhias aéreas reduzem o custo de posse e operação de jatos comerciais.