SpaceSail planeja fornecer internet via satélite no Brasil
A SpaceSail, rival da Starlink de Elon Musk, planeja iniciar operações no Brasil em 2026, disse o presidente da empresa com sede em Xangai à Bloomberg News.
Jason Jie Zheng, da SpaceSail, assinou um memorando de entendimento (MOU) com o Ministério de Comunicações do Brasil para estudar a demanda por internet via satélite em áreas onde a infraestrutura de fibra óptica não funciona.
Investimentos chineses no Brasil
Lula recorre à China para ajudar a promover o desenvolvimento econômico do Brasil. Ao mesmo tempo, a postura é pode aumentar o risco de um conflito com Donald Trump, já que o presidente eleito dos EUA promete ser mais duro contra a China e o seu avanço nas Américas.
Os investimentos chineses no Brasil estão passando do anúncio à concretização. A mais extensa operação de veículos elétricos da BYD fora da Ásia e uma parceria local com a fabricante chinesa de smartphones Oppo são apenas dois desses empreendimentos.
Parceria com a Telebras
A SpaceSail começará a fornecer internet no Brasil dentro de dois anos e abrirá uma subsidiária no país até o final deste ano. “Nosso memorando de entendimento com a Telebras não é apenas uma parceria, mas também um compromisso compartilhado para capacitar regiões carentes do Brasil”, disse Jie Zheng em discurso.
A SpaceSail lançou seu primeiro lote de 18 satélites em órbita em agosto, com um segundo lançamento de outros 18 no mês passado. A Starlink é a líder no fornecimento de serviços de internet via satélite, com 46% de participação de mercado no Brasil. A empresa de Elon Musk detém apenas 0,5% do mercado total de banda larga do país, com 265 mil clientes em setembro.
Ministro das Comunicações nega retaliação
O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, negou qualquer ligação de retaliação entre a rivalidade do Brasil com Musk e o namoro com seus rivais chineses no setor. “O Brasil está sempre de braços abertos para todos que possam oferecer serviços de qualidade, com preços justos e segurança à população brasileira”, disse Filho aos jornalistas.