EUA fecham embaixada em Kiev
Os Estados Unidos fecharam sua embaixada em Kiev na quarta-feira devido a "informações específicas de um possível ataque aéreo significativo" e disseram a seus cidadãos na Ucrânia para estarem prontos para buscar abrigo rapidamente.
As embaixadas da Itália e da Grécia disseram que também fecharam suas portas após o aviso incomum dos EUA, enquanto a embaixada da França permaneceu aberta, mas pediu aos seus cidadãos que fossem cautelosos.
Ataques na Ucrânia
Na terça-feira, a Ucrânia usou mísseis ATACMS dos EUA para atacar um depósito de armas dentro da Rússia, fazendo uso da permissão recém-concedida pelo governo do presidente dos EUA, Joe Biden, no milésimo dia da invasão em grande escala da Ucrânia pela Rússia.
A guerra está em um momento agitado, com um quinto do território ucraniano nas mãos dos russos, tropas norte-coreanas posicionadas na região russa de Kursk e dúvidas sobre o futuro da ajuda ocidental, com o retorno do presidente eleito dos EUA, Donald Trump, à Casa Branca.
Possibilidade de retaliação
O chefe da inteligência estrangeira russa, Sergei Naryshkin, disse em uma entrevista publicada na quarta-feira que Moscou retaliaria os países da Otan que facilitassem ataques de mísseis ucranianos de longo alcance contra o território russo.
A agência de inteligência militar da Ucrânia disse na quarta-feira que um posto de comando militar russo havia sido "atingido com sucesso" na cidade de Gubkin, na região russa de Belgorod, a cerca de 168 km da fronteira com a Ucrânia.