Notícias

Ações da Alphabet caem após avaliação do Departamento de Justiça dos EUA

Ações da Alphabet caíram 6,15% depois que o Departamento de Justiça dos Estados Unidos avaliou que o Google deveria vender seu navegador Chrome e tomar outras medidas para acabar com seu monopólio em buscas online.

Ações da Alphabet caem após avaliação do Departamento de Justiça dos EUA

As ações da Alphabet, dona do Google, caíram 6,15% após avaliação do Departamento de Justiça dos Estados Unidos. O departamento avaliou que o Google deveria vender seu navegador Chrome e tomar outras medidas para acabar com seu monopólio em buscas online.

Os analistas do Itaú BBA apontam que muitos investidores estão céticos quanto a uma venda do Chrome, pois seria difícil encontrar um comprador. A maioria dos navegadores ganha dinheiro com acordos de pesquisa com o Google, então seria difícil encontrar um comprador. O adquirente natural do Chrome seria a Microsoft, que poderia monetizar via Bing.

O Chrome detém 67% do mercado de navegadores, enquanto os navegadores padrão de pesquisa do Google (Chrome + Safari) têm 85% do mercado. Se os dados da CMA do Reino Unido sobre a participação de mercado do Google (93%) forem cruzados, há uma ampla gama de impactos potenciais dependendo de diferentes cenários. O BBA ressalta que, curiosamente, se a participação do Google Search no Chrome e Safari for de 97% e no Edge for de 30%, o impacto nas receitas do Google Search seria de apenas 5%. No entanto, se a participação nos navegadores padrão for de 99% e no Edge for de 50%, o impacto poderia ser de cerca de 30%.

Embora as chances de tais riscos se materializarem pareçam baixas, o Itaú BBA avalia que o impacto pode ser grande. O banco mantém recomendação de market perform (desempenho em linha com o mercado, equivalente à neutra) no nome.


Publicado em:
Atualizado em: