Carrefour interrompe venda de carne do Mercosul na França
A rede de supermercados Carrefour anunciou que não comercializará carnes provenientes do Mercosul na França. No entanto, a medida não afetará as operações da empresa no Brasil e Argentina. O CEO do grupo, Alexandre Bompard, afirmou que a decisão foi tomada para atender às demandas do setor agrícola francês, em um contexto de crise, e não está relacionada à qualidade dos produtos do Mercosul.
Decisão protecionista
O Ministério da Agricultura e Pecuária do Brasil criticou a decisão do Carrefour, classificando-a como protecionista. A pasta reiterou o compromisso da agropecuária brasileira com a qualidade e as boas práticas agrícolas, alinhadas às diretrizes internacionais. O ministério destacou que os produtos brasileiros atendem aos rigorosos padrões da União Europeia e que o bloco europeu atesta a qualidade das carnes exportadas pelo Brasil.
Apex Brasil se manifesta
A Apex Brasil considerou a declaração de Bompard como “lamentável” e que não enxerga “motivos razoáveis para restrições à carne produzida no Mercosul”. Segundo a entidade, é preciso rechaçar as suspeitas infundadas e de viés protecionista lançadas sobre a carne do Brasil e dos demais países do Mercosul.
Júlio Rossato