Pesquisa da ACSP mostra que consumidores brasileiros planejam gastar mais na Black Friday
Uma pesquisa realizada pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP) em parceria com a PiniOn mostrou que 46,4% dos consumidores brasileiros que planejam aproveitar as ofertas da Black Friday pretendem gastar mais do que em 2023. Além disso, 26% estimam gastar menos, e 37,3% têm intenção de realizar compras na data, 32,8% não planejam consumir e 30% estão indecisos.
Consumo durante a Black Friday
De acordo com a pesquisa, 53,6% dos consumidores que planejam fazer compras durante a Black Friday querem gastar entre R$ 50 e R$ 600, com destaque para itens como roupas, calçados e acessórios (38,9%), celulares (21,2%) e eletrodomésticos (41,4%). A maioria das compras será realizada em grandes redes varejistas (59,6%) e, predominantemente, de forma online, utilizando computador, celular ou tablet (54,5%).
Motivos para consumir
Os principais motivos para consumir incluem as promoções exclusivas, mencionadas por 51% dos entrevistados. A aquisição de itens de necessidade aparece em segundo lugar entre os motivos para a compra, com 46,5%, seguida pela antecipação das compras de Natal, com 22,2%.
13º salário
Outro dado relevante é que 50,9% dos entrevistados planejam usar a primeira parcela do 13º salário para as compras na Black Friday, enquanto 37,2% afirmaram não ter essa intenção e 11,8% disseram estar indecisos sobre o assunto.
Expectativas
Segundo a ACSP, o crescimento da ocupação e da renda impulsiona o poder de compra dos brasileiros, e a expectativa é de que não haja “canibalização” significativa das compras natalinas, o que deve garantir um bom desempenho do varejo em novembro e em dezembro. A pesquisa também apontou que a expectativa é de que a Black Friday deste ano supere os resultados de 2023.