Notícias

Pix por Aproximação: Novidade Tecnológica Exclui Pessoas Sem Chaves Cadastradas

Saiba mais sobre o Pix por aproximação e quem poderá usá-lo. Entenda a tecnologia e suas limitações, além das empresas que já aderiram à novidade.

O que é o Pix por aproximação?

O Pix por aproximação é uma nova tecnologia de pagamento instantâneo que permite a realização de transações apenas aproximando o celular da maquininha de cartão, sem a necessidade de abrir o aplicativo do banco ou inserir uma chave Pix. A tecnologia utiliza o NFC (Near Field Communication) para efetuar a leitura por aproximação entre os equipamentos.

Quem pode usar o Pix por aproximação?

O Pix por aproximação só está disponível para usuários de celular com sistema operacional Android 6 e utilizando a carteira digital do Google, a Google Pay. Isso significa que celulares com mais de 5 anos já não funcionarão para o Pix por aproximação. Além disso, é necessário ter uma chave Pix cadastrada.

Empresas que já aderiram ao Pix por aproximação

Empresas de maquininhas de cartão, como Stone, PagBank e Getnet, já estão preparadas para aceitar o Pix por aproximação e permitir que seus clientes realizem transações utilizando a tecnologia NFC. A Stone realizou as primeiras transações via Pix NFC em seus equipamentos em novembro de 2024 e irá começar a liberar o uso da tecnologia para clientes em um projeto piloto. O PagBank informa que suas maquininhas também estão aptas para aceitar o Pix com uso da tecnologia NFC das wallets e instituições aderentes aos protocolos definidos pelo Banco Central. Já a Getnet informa que atualmente suas maquininhas já aceitam pagamentos via aproximação, utilizando o protocolo NFC, permitindo que os clientes realizem transações aproximando cartões, smartphones ou quaisquer dispositivos compatíveis.

Limitações do Pix por aproximação

O Pix por aproximação pode deixar de fora algumas pessoas, especialmente quem ainda não tiver chaves Pix cadastradas e quem não tiver um celular compatível com a tecnologia NFC. Quem tem a carteira digital da Samsung e da Apple terá de esperar um pouco mais, pois as duas empresas ainda negociam a entrada no sistema do Banco Central para se tornar iniciadoras de pagamento.

Tendências dos meios de pagamento

Uma pesquisa sobre tendências dos meios de pagamento feita pela Zoop em parceria com a PiniOn mostrou que 42% dos brasileiros pretendem usar o Pix por aproximação assim que estiver disponível. Além disso, 51% acreditam que as novas regras trarão mais segurança. O Pix também continua sendo a forma de pagamento mais utilizada pelos brasileiros, e o número de brasileiros que utilizam o Pix especificamente para transações de alto valor cresceu. Enquanto o Pix por aproximação ainda engatinha, a preferência pelo cartão de débito subiu, como mostra a pesquisa.


Publicado em:
Atualizado em: