Elon Musk aprende política com Trump
Durante os primeiros 53 anos de sua vida, Elon Musk passou pouco tempo com Donald Trump. Então, a partir da noite de 5 de novembro, ele passou basicamente nenhum tempo sem ele.
Assim, Musk, mais do que qualquer outro elemento-chave na transição presidencial, se vê em uma sessão intensiva para aprender a política de cortejo do círculo íntimo de Trump. Para a pessoa mais rica do mundo — não conhecida por sua humildade ou paciência — isso representa um desafio de engenharia social muito mais complicado e menos familiar do que a fabricação pesada ou a ciência dos foguetes.
Um novo desafio para Musk
Dúvidas surgem sobre se ele se formará em 2028 com um diploma de quatro anos em trumpismo: agora é uma brincadeira de salão em Washington e no Vale do Silício especular sobre quanto tempo durará a relação Musk-Trump. A resposta, como ex-assessores do primeiro mandato de Trump dirão, pode depender da capacidade de Musk de apaziguar o chefe e manter um perfil relativamente baixo — mas também de atingir um rival quando chegar a hora.
O que Musk traz para a mesa
A maioria das pessoas que agora cercam Trump na transição são assessores testados em batalhas de suas lutas passadas ou amigos pessoais de longa data. Musk não é nenhum dos dois. O que ele traz, em vez disso, são seus 200 milhões de seguidores na plataforma social X e os cerca de 200 milhões de dólares que ele gastou para ajudar a eleger Trump. Ambos impressionaram muito o presidente eleito.
A influência de Musk
Mick Mulvaney, que trabalhou como o segundo chefe de gabinete de Trump e agora está em uma empresa de lobby, Actum, disse a clientes que executivos de tecnologia provavelmente terão acesso extraordinário.
“Elon Musk, Marc Andreessen, David Sacks, Joe Lonsdale e outros líderes de tecnologia estão influenciando os preparativos de Trump para seu segundo mandato, algo que nenhum outro líder empresarial conseguiu fazer nesse nível em eleições presidenciais passadas”, diz uma apresentação compartilhada por Mulvaney com clientes, que foi vista pelo The New York Times.
Conselho de Mulvaney para Musk
O conselho de Mulvaney para Musk? Seja direto com Trump, porque “há muitas pessoas que sentirão a necessidade de concordar com ele o tempo todo”.
Júlio Rossato