Notícias

México planeja receber deportados dos EUA

O México tem um plano para receber nacionais deportados dos Estados Unidos caso Trump inicie deportações em massa de imigrantes ilegais.

México planeja receber deportados dos EUA

A presidente mexicana Claudia Sheinbaum afirmou que o México está se preparando para receber nacionais deportados dos Estados Unidos caso o presidente eleito Donald Trump inicie deportações em massa de imigrantes que vivem ilegalmente nos EUA. Sheinbaum acrescentou que o México também está se preparando para mostrar ao governo Trump que deportações em massa são desnecessárias, enfatizando a importância dos mexicanos nos EUA e o valor dos impostos que pagam.

Abordagem “humanista”

Sheinbaum disse nesta semana que apresentará a Trump uma abordagem “humanista” para controlar a migração que trate das profundas causas do problema. Seu gabinete iria se reunir nesta quinta-feira para discutir questões que o México enfrentará sob o futuro governo Trump, incluindo migração, comércio e segurança.

Caravanas de migrantes

Enquanto isso, duas caravanas de migrantes avançam em direção à fronteira dos EUA a partir do sul do México, incluindo uma que partiu na quarta-feira. A outra caravana começou há duas semanas na cidade de Tapachula, no sul do país, e continua avançando em direção à fronteira, embora autoridades migratórias tenham informado que seu tamanho diminuiu significativamente em relação aos 3 mil participantes iniciais. Fotos que circulam nas redes sociais mostraram a Guarda Nacional do México confrontando os migrantes e tentando impedir as caravanas de seguir para o norte.


Publicado em:
Atualizado em: