Ministério do Planejamento divulga relatório bimestral
O Ministério do Planejamento e Orçamento divulgará nesta sexta-feira (22) o Relatório Bimestral de Avaliação de Receitas e Despesas, que orienta a execução do Orçamento. A última edição do documento tinha descongelado R$ 1,7 bilhão do Orçamento de 2024.
O Orçamento terá um novo bloqueio em torno de R$ 5 bilhões, disse na quinta-feira (21), em Brasília, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Segundo ele, o número foi passado pela Casa Civil na reunião da Junta de Execução Orçamentária (JEO) no fim desta tarde.
Bancos digitais lideram lucratividade no Brasil
A lucratividade dos bancos brasileiros registrou alta no primeiro semestre de 2024, impulsionada principalmente pelos bancos digitais, de acordo com o Relatório de Estabilidade Financeira divulgado pelo Banco Central (BC) ontem. O retorno anual sobre o patrimônio líquido (ROE) do sistema bancário subiu para 15,11% em junho, frente a 14,23% em dezembro de 2023.
Os bancos digitais lideraram o crescimento, com o ROE saltando de 11,45% para 19,1% no mesmo período, impulsionados pela alavancagem operacional e menores despesas com provisões. Instituições como Nubank, Inter e C6 se destacaram nesse segmento. O BC atribuiu a evolução à maturidade do modelo de crédito digital e aos esforços da autoridade monetária para fomentar inovação e concorrência no setor.
Outras notícias
- Indicador de Comércio Exterior (Icomex) de outubro será divulgado pela Fundação Getulio Vargas (FGV) hoje.
- Atenção nos Estados Unidos para o PMI do Setor de Serviços, Composto e Industrial.
- Amazon abrirá 6,5 mil vagas temporárias para a Black Friday.
- Brasil está prestes a finalizar protocolos para exportar miúdos suínos e pescado à China.
- Senado pode decidir sobre o projeto de lei 1.958/21, que prevê a reserva de 30% das vagas em concursos públicos federais para pessoas pretas, pardas, indígenas e quilombolas.
- Ministro Alexandre de Moraes ressalta urgência na regulamentação das redes sociais como medida de combate à disseminação de conteúdos nocivos.
- Conselho de administração da Petrobras aprova pagamento de 20 bilhões de reais em dividendos extraordinários aos acionistas.