Primeira edição de O Príncipe será leiloada
Uma rara primeira edição de 'O Príncipe', a famosa obra do diplomata italiano do Renascimento Nicolau Maquiavel, será leiloada com um preço estimado de até £ 300 mil, aproximadamente R$ 2 milhões. A obra, que se tornou sinônimo de tramas políticas, é uma das apenas 11 primeiras edições conhecidas do livro, segundo a casa de leilões Sotheby's.
Enquanto todas as outras cópias estão em bibliotecas institucionais, em sua maioria na Itália, esta edição vem de um colecionador privado e era previamente desconhecida.
Raridade histórica
A cópia de 'O Príncipe' é especial não apenas por sua raridade, mas também por estar ligada a um período tumultuado da história política italiana. Maquiavel, que trabalhou como diplomata no governo florentino até a queda da república em 1512, escreveu 'O Príncipe' em 1513, após ser preso sob suspeita de conspiração. A obra, dedicada ao governante florentino Lourenço de Médici, circulou como um manuscrito antes da morte de Maquiavel em 1527.
Leilão em Londres
Gabriel Heaton, especialista em Livros e Manuscritos da Sotheby's, comentou que este é o primeiro exemplar que se tem conhecimento a ser leiloado em décadas. 'Temos uma das grandes obras da teoria política de todos os tempos, um dos livros mais famosos do século 16, e é uma primeira edição, uma oportunidade única', afirmou Heaton em entrevista à CNN. O leilão, que ocorrerá em Londres, está programado para acontecer entre 28 de novembro e 12 de dezembro.
Júlio Rossato