Notícias

Aumento de ataques de escorpiões em Maringá

Maringá registrou 574 acidentes com escorpiões em 2024, mais do que em todo o ano anterior. Gerente de Zoonoses da Secretaria de Saúde explica os possíveis motivos.

Aumento de ataques de escorpiões em Maringá

Maringá registrou 574 acidentes com escorpiões de janeiro a outubro de 2024, número maior do que em todo o ano anterior. O gerente de Zoonoses da Secretaria de Saúde de Maringá, Eduardo Alcântara Ribeiro, explicou que o aumento de escorpiões em áreas urbanas é um fenômeno nacional. Mesmo em residências onde os moradores adotam os cuidados necessários e em prédios de apartamentos têm aparecido escorpiões.

Temporada de calor e aumento de casos

De acordo com o gerente de Zoonoses, o aumento de casos de acidente com escorpião começa em agosto e vai até maio do ano seguinte. Isso ocorre porque, nessa época do ano, por causa do calor, os escorpiões estão mais ativos. Entretanto, outras questões podem influenciar a presença do escorpião ou não nas residências. Como o clima tem ficado com pouco frio durante o ano, praticamente faz calor o ano inteiro, a ocorrência dos acidentes tem sido constante durante todo o ano.

Medidas de prevenção

O gerente de Zoonoses orienta a colocação de tela no ralo, na janela e borracha na soleira da porta para impedir a entrada de escorpiões e outros insetos nas residências. Quando mesmo assim os escorpiões aparecem em residências que já tomaram esses cuidados, é preciso pensar em outras questões. Eduardo Alcântara Ribeiro explica que, às vezes, isso pode estar relacionado ao uso indevido de produtos químicos, como veneno de barata, querosene ou criolina, que podem ter efeito desalojante e fazer com que o escorpião saia de onde está e procure outro local. Outra questão é a instalação de esgotos irregulares em imóveis mais antigos, o que pode causar uma situação em que o escorpião encontra um espaço livre para entrar nas residências.

Contato

Telefone: (44) 3220-4032Comercial: (44) 3220-4003E-mail: contato@gmconline.com.br


Publicado em:
Atualizado em: