Conheça a importância de doar sangue
No dia 25 de novembro é comemorado o Dia Nacional do Doador de Sangue. Adelson Luiz Benassi, 60, é doador de sangue há mais de 40 anos e fundou a Associação de Doadores de Sangue de Nova Esperança, que promove coletas frequentes. A doação de sangue pode salvar até quatro vidas e é fundamental para garantir a disponibilidade de sangue para pessoas que necessitam de transfusão. Quem doa sangue regularmente faz uma diferença direta essencial para as pessoas. É um ato de solidariedade e amor ao próximo.
O que motiva os doadores voluntários?
O sentimento de empatia pelo próximo é o que mais move os doadores voluntários. Doar sangue é um gesto de amor e solidariedade. A estudante Fernanda Rebello, 33, tem talassemia maior e precisa receber sangue a cada 21 dias para suprir a deficiência de glóbulos vermelhos. A doação de sangue regular é fundamental para garantir que haja sempre disponibilidade de sangue para as pessoas que necessitam de transfusão. Raul Ceconello é um doador ativo do Hemocentro de Maringá e afirma que doar sangue faz bem tanto para quem doa quanto para quem recebe.
Como ser um doador?
Para ser um doador é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg, estar em boas condições de saúde e ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas. É necessário evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação. Jovens com 16 e 17 anos precisam estar acompanhados de um responsável legal. O Hemocentro Regional de Maringá fica na Avenida Mandacaru, 1600, e o telefone para contato é (44) 3011-9400. O atendimento ocorre de segunda à sexta-feira das 7h às 18h30 e aos sábados, das 7h às 12h30.
Júlio Rossato