Procon de São Paulo recebe mais de 1.100 reclamações na Black Friday
O Procon de São Paulo abriu um link em seu site para receber reclamações de consumidores sobre as promoções da Black Friday. Desde 30 de outubro, a entidade já recebeu 1.115 queixas. Os problemas mais comuns incluem atraso ou não entrega de produtos (394 casos), produtos danificados (142), cancelamento de pedidos após finalização da compra (128), produtos indisponíveis (105) e maquiagem de desconto (101).
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) elaborou dez recomendações para os consumidores aumentarem a segurança nas compras da Black Friday. A entidade orienta que os compradores deem preferência a lojas conhecidas e verifiquem a reputação de sites desconhecidos em sites de reclamação. Além disso, a Febraban aconselha acessar os sites de compra digitando o endereço no navegador e desconfiar de promoções com preços muito abaixo do valor real do produto.
Outra recomendação é optar pelo modelo de compra garantida, no qual a plataforma retém o valor da compra até a sinalização positiva do comprador. A entidade também ressalta que os consumidores optem pelo pagamento das compras online com cartão virtual e usem o serviço de avisos por SMS de transações feitas ou outros meios disponibilizados pelos bancos, que informam o valor realizado para cada transação, instantaneamente.