Reunião discute modernização de empresas estatais
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reúne com 11 ministros para discutir a modernização de empresas estatais. O encontro acontece na sede da Presidência da República, com a participação da Secretaria de Comunicação (Secom) do Palácio do Planalto. O objetivo do encontro é discutir a transição das empresas estatais para uma situação de não dependência do Tesouro. Atualmente, 17 empresas são consideradas dependentes, incluindo a Telebras, a Infra S/A, a Conab, a Codevasf e a Embrapa. Além disso, outros assuntos poderão ser tratados na reunião, que ocorre no momento em que o governo se prepara para anunciar o pacote de medidas fiscais para controlar a trajetória de gastos públicos.
Ministro da Fazenda ausente na reunião
Apesar de ter previsão de participar do encontro, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, está no momento na sede da pasta com o futuro presidente do Banco Central (BC), Gabriel Galípolo. O ex-presidente Lula ponderou que o governo Lula precisa sinalizar o que pretende fazer nos próximos dois anos restantes de gestão, para dar tranquilidade e segurança social ao país. Também é esperada a participação da secretária de Coordenação e Governança das Empresas Estatais do Ministério da Gestão e Inovação (MGI), Elisa Vieira Leonel.
Anúncio do pacote fiscal
A tendência é a de que o anúncio do pacote fiscal ocorra na terça-feira (26), após a conclusão da reunião. Na última quinta-feira (21), o ministro Fernando Haddad disse a jornalistas que o encontro da manhã desta segunda-feira fecharia o pacote discutido pelo governo há semanas. Grande parte das medidas já foram compartilhadas com os presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e do Senado, Rodrigo Pacheco. O ministro da Fazenda reafirmou o otimismo em relação ao resultado primário do governo neste ano e concluiu que não haverá alteração de meta de resultado primário.
Júlio Rossato