Origem italiana e receita de família
No início da década de 50, Cenira e Carlito Gusso começaram a servir seu famoso risoto de frango caipira em um restaurante dentro da Sociedade 5 de Julho, em Curitiba (PR). O prato ficou tão famoso que o prefeito da época, Ney Braga, instalou um telefone fixo no local para reservar uma mesa com antecedência.
De restaurante a empresa de refeições coletivas
O risoto tornou-se tão famoso que ganhou até um restaurante próprio, chamado “Risoto do Xaxim”. Foi só na década de 70 que o ramo de refeições coletivas passou a ser o carro-chefe da empresa, quando o filho do casal, Carlos Antônio Gusso, assumiu o negócio. A empresa atua em sete estados e atende 300 cidades, esperando faturar R$ 700 milhões neste ano.
Expansão para outros setores
Além das refeições corporativas, a Risotolândia atua em outras áreas, como o setor público, a saúde e a logística. Sete marcas compõem o grupo atualmente, incluindo a It’s Cool e a Eat’s Good. A empresa pretende expandir a atuação no setor de saúde e enxerga potencial em mercados como o de aeroportos e estações de ônibus.
Júlio Rossato