IPCA-15 de novembro será divulgado pelo IBGE hoje
Nesta terça-feira (26), o mercado coloca no radar os números do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15) de novembro, considerado a prévia oficial da inflação no Brasil, que será divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A expectativa é de alta de 0,48% na comparação mensal e de 4,62% na base anual.
O que é o IPCA-15?
O indicador mede a variação de preços para o consumidor, sendo uma prévia do IPCA, o índice oficial da inflação, que é utilizado pelo Banco Central para definir a política monetária do país. A divulgação do IPCA-15 permite uma análise antecipada do comportamento da inflação, ajudando a avaliar as pressões sobre os preços e fornecendo pistas sobre o futuro da política de juros no Brasil.
Impactos no mercado
Um número mais alto pode reforçar a necessidade de manutenção de juros elevados, enquanto um índice mais baixo pode indicar uma possível flexibilização da política monetária.
Outros indicadores importantes
Além do IPCA-15, o dia será marcado por outros indicadores importantes. Às 8h, será divulgado o Índice Nacional de Custo da Construção – Mercado (INCC-M) de novembro, que reflete os custos do setor da construção civil e pode impactar diretamente o preço de imóveis e materiais de construção. Também às 8h, a sondagem da construção divulgará dados sobre o desempenho do setor.
Nos Estados Unidos, a agenda econômica contará com a divulgação da ata da última reunião do Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA), do Índice de Preços de Imóveis de setembro, às 11h, e do Índice de Confiança do Consumidor, de novembro, e das Vendas de Casas Novas em outubro, às 12h. Esses dados serão fundamentais para analisar o comportamento do mercado imobiliário e a percepção do consumidor sobre a economia americana.
Júlio Rossato