São Paulo e Rio de Janeiro despencam no ranking World’s Best Cities
São Paulo e Rio de Janeiro, as duas maiores cidades do Brasil, despencaram no ranking World’s Best Cities, lista elaborada pela consultoria Resonance que reúne as 100 melhores cidades do mundo para se viver em 2025, em comparação com a edição anterior.
Para elaborar a lista, a Resonance combina estatísticas básicas de mais de 400 cidades de áreas metropolitanas com populações acima de 1 milhão de pessoas e indicadores de percepção de moradores e visitantes, como avaliações e classificações geradas por usuários.
O que é avaliado
As informações são interpretadas por meio de três pilares: habitabilidade, que avalia a qualidade percebida dos ambientes naturais e construídos da cidade; amabilidade, que avalia o quão vibrante é o município; e prosperidade, que avalia a força do capital humano, relacionando nível educacional com a capacidade de gerar riqueza.
A capital paulista saiu da 27ª posição para a 75ª, enquanto a capital fluminense caiu da 63ª para a 100ª posição, última colocação do ranking.
Em São Paulo, apesar do destaque positivo para gastronomia e cultura, que fazem parte da amabilidade, aspectos como prosperidade e habitabilidade impactaram negativamente a colocação geral da metrópole.
No caso do Rio de Janeiro, a amabilidade foi destacada positivamente, devido às opções de cultura e recreação, apesar de “arestas”, como a criminalidade, impactarem negativamente a habitabilidade, além do baixo desempenho em prosperidade.
No topo do ranking aparece Londres, capital da Inglaterra, seguida de Nova York, nos EUA, e Paris, capital da França.
Júlio Rossato