Valencia é eleita a melhor cidade para viver em 2024
Um relatório anual da plataforma InterNations apresentou uma lista das melhores cidades para viver no mundo. A cidade vencedora é Valencia, na Espanha, que recupera o primeiro lugar após ter ficado em terceiro em 2023. O relatório é baseado nas experiências de mais de 12.500 expatriados em 53 cidades de 35 países. Valencia é conhecida por suas praias deslumbrantes, rica cultura e custo de vida acessível em comparação com o resto da Europa, recebendo altas classificações no índice de qualidade de vida, no qual ocupa a primeira posição geral.
Infraestrutura e segurança
Os expatriados elogiam a cidade por sua excelente infraestrutura de transporte público, com 96% dos entrevistados expressando satisfação, além de 95% destacando as oportunidades de atividades recreativas. A segurança também é um ponto forte, com nenhum respondente relatando insatisfação em relação à segurança pessoal. No entanto, a cidade ocupa a 31ª posição no índice de trabalho no exterior, com desafios relacionados a perspectivas de carreira e ao mercado de trabalho local.
Espanha se destaca
A Espanha se destaca neste ranking, com cinco cidades entre as 25 melhores. Málaga ocupa a segunda posição geral e é a primeira no índice de facilidade de adaptação. Alicante, também na Espanha, aparece em terceiro lugar, destacando-se no índice de essenciais para expatriados, especialmente em relação à habitação acessível e à infraestrutura digital.
Cidades das Américas
Outras cidades que se destacam no ranking incluem Cidade do Panamá e Cidade do México, que ocupam a quarta e a quinta posições, respectivamente. Ambas se destacam em finanças pessoais e facilidade de adaptação, com a Cidade do Panamá sendo reconhecida por sua acessibilidade e a Cidade do México oferecendo uma cena cultural vibrante. Já as cidades dos Estados Unidos e do Canadá não foram bem classificadas no ranking.
Cidades brasileiras
Nenhuma cidade brasileira ou sul-americana entrou no ranking da InterNations.
Júlio Rossato