Consumidores se preparam para a Black Friday 2024
Às vésperas da Black Friday, os consumidores já começam a se planejar para as compras. Segundo pesquisa do Reclame AQUI, 44% dos brasileiros pretendem gastar entre R$ 1 mil e R$ 4 mil durante a liquidação. Itens como eletroeletrônicos de maior valor agregado, como geladeiras, fogões e máquinas de lavar, estão no radar dos consumidores, o que justifica o ticket médio mais alto. Apesar disso, muitos ainda estão indecisos e condicionando a compra à realização de descontos efetivos e à avaliação da reputação das marcas.
Consumidores mais cautelosos
Os consumidores estão mais cautelosos, pesquisando preços, produtos e lojas antes de realizar as compras. Apenas 60,35% dos compradores devem optar pelo pagamento com cartão de crédito parcelado, enquanto 20,16% optarão pelo Pix. A pesquisa mostra ainda que muitos consumidores estão à espera dos bons descontos e acompanhando os preços para tomar a decisão de compra.
Comportamento de compra
O comportamento de compra deve ser semelhante ao de anos anteriores, com a caça às ofertas começando às 18h de quinta-feira e se estendendo até a tarde de sexta-feira. Os consumidores devem optar por lojas online, como e-commerces, marketplaces e apps, em detrimento das lojas físicas. Além disso, a reputação das marcas e as avaliações de outros consumidores sobre os produtos serão decisivas para a escolha dos produtos.
Medidas de segurança
Para se proteger de golpes e fraudes na Black Friday, os consumidores costumam verificar a reputação das lojas e empresas no Reclame AQUI, ler avaliações e comentários de outros consumidores e utilizar métodos de pagamento seguros, como cartão de crédito e boleto. O fator preço e promoções é o mais decisivo para a compra, mas a reputação da empresa/marca e as avaliações de outros consumidores também são importantes para fechar o negócio.
Júlio Rossato