Notícias

Governo do Paraná cria Rota Turística Caminho de Peabiru

O Programa Rota Turística do Caminho de Peabiru visa implementar e manter uma rede de trilhas ancestrais que atravessa o Paraná, de Paranaguá a Foz do Iguaçu, e chega ao Peru.

Governo do Paraná cria Rota Turística Caminho de Peabiru

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta terça-feira, 26, um decreto que instituiu o “Programa Rota Turística do Caminho de Peabiru”, que tem como objetivo implementar e manter essa rede de trilhas ancestrais que atravessa o Paraná, de Paranaguá a Foz do Iguaçu, e chega ao Peru.

A rota foi usada por diversos povos indígenas, como os Guarani, Kaingang, Xetá e, depois, por exploradores europeus, jesuítas e incas. Os caminhos serviam tanto à comunicação e comércio entre aldeias quanto para fins religiosos, visto que para algumas dessas culturas a rota representaria o traçado do percurso do Sol na Terra, seguindo a orientação da Via Láctea.

Objetivos do Programa

Entre os objetivos específicos do Programa Rota Turística Caminhos do Peabiru estão estabelecer uma rede integrada de municípios para fortalecer o turismo, consolidando as Trilhas de Longo Curso; fomentar o turismo nas comunidades, promovendo o desenvolvimento sustentável, criando oportunidades de trabalho e renda, e melhorar a conexão entre áreas naturais protegidas e os corredores ecológicos na conservação da biodiversidade.

Coordenação e execução do Programa

O decreto estabelece que a Secretaria de Estado do Turismo (Setu) vai coordenar a execução do programa de forma a viabilizar os objetivos determinados e promover a integração e alinhamento junto aos municípios paranaenses – 84 deles integrantes da iniciativa –, Instâncias de Governanças Regional (IGRs), comunidades e entidades com atribuições afins.

Financiamento do Projeto

Segundo o decreto, a SETU e a Secretaria de Estado do Planejamento (SEPL) poderão firmar um termo de cooperação com vista ao financiamento de projetos e outras medidas necessárias à implementação da rota turística, que dará vazão a esse esforço do Governo do Estado em recuperar a história.

Projeto de médio prazo

A coordenadora de Gestão e Sustentabilidade na Setu, Anna Vargas de Faria, explica que este projeto está sendo construído pelas pastas de Turismo e Planejamento, em conjunto com a Rede Paranaense de Trilhas, e que o decreto dá continuidade a um trabalho que teve início com a Lei 21.046/2022, o qual reconheceu os caminhos como patrimônio imaterial do Estado.

Lista de Municípios

A lista de municípios por onde passa o Caminho de Peabiru inclui cidades como Nova Tebas, Iretama, Luiziana, Corumbataí do Sul, Barbosa Ferraz, Fênix, Quinta do Sol, Peabiru, Campo Mourão, Mamborê, Roncador, Nova Cantu, Campina da Lagoa, Araruna, Farol, Janiópolis, Boa Esperança, Juranda, Rancho Alegre do Oeste, Goioerê, Terra Roxa, Altônia e Guaíra.

Fonte: Agência Estadual de Notícias.


Publicado em:
Atualizado em: