O melhor horário para aproveitar as ofertas
A sexta-feira está chegando e todo mundo começa a se preparar para aproveitar as ofertas da Black Friday de 2024. Mas você sabe qual o melhor horário para fazer suas compras? Acostumada a avaliar ofertas online, a plataforma Promobit compilou os resultados dos últimos três anos e chegou à conclusão de qual é o melhor horário para aproveitar as ofertas durante a edição de 2024.
O levantamento considerou a quantidade média de ofertas publicadas e a porcentagem de descontos, desde o primeiro minuto da quinta-feira até as 23h59 da segunda-feira seguinte, entre os anos de 2021 e 2023. De acordo com os dados, o período definido como o melhor se destaca pelo maior volume de ofertas, com picos de 240 ofertas às 23h e 211 ofertas entre 0h e 1h. Nesses horários, o desconto médio observado foi de 36%, refletindo boas oportunidades para os consumidores que buscam as melhores promoções.
O horário mágico desta Black Friday deve ser entre as 22h da quinta-feira (28) até a 1h da sexta-feira (29).
Períodos com bons picos de ofertas
Além da madrugada de quinta para sexta, que tradicionalmente concentra a maior quantidade de ofertas, o período da tarde da sexta-feira também apresenta bons picos de ofertas, especialmente entre 14h e 19h.
Nas campanhas de 2021, 2022 e 2023, o maior volume na sexta ocorreu às 17h, com média de 199 ofertas e 34% de desconto, seguido pelas 15h, que concentrou média de 192 ofertas e desconto de 35% no dia da Black Friday.
A segunda-feira pós Black Friday, que historicamente concentra uma quantidade maior de promoções de produtos tech como eletrônicos e itens de informática, a Cyber Monday também é relevante na quantidade de oportunidades de compra, com média de ofertas superior à registrada no sábado e domingo. Destaque para as 15h de segunda-feira com média de 102 ofertas e 41% de desconto. Outro horário que o consumidor deve se preparar para aproveitar boas promoções na Cyber Monday é às 19h, com média de 105 ofertas e cerca de 33% de desconto.
Horários com porcentagem maior de desconto
Ao longo dos cinco dias analisados, alguns períodos apresentaram uma porcentagem maior de desconto, mesmo tendo uma quantidade menor de ofertas. Ainda assim são horários que podem ser vantajosos para os consumidores que buscam boas oportunidades de compra. Um bom exemplo é o início da quinta-feira, à 1h da manhã, quando o desconto médio chega a 46%, porém com média de 45 ofertas.
A quantidade de promoções cai bastante durante o sábado e domingo em comparação à sexta-feira, mas também é possível encontrar descontos agressivos durante os dois dias. No início do sábado, à 1h da manhã, o consumidor pode encontrar bons descontos, com média de 42% para cerca de 42 ofertas, enquanto no domingo, às 12h, a relação entre quantidade de ofertas e tamanho do desconto fica mais equilibrada com 71 promoções e um desconto médio de 38%.
Consumo na primeira quinzena de novembro
As ofertas antecipadas de Black Friday, que desde o início de novembro movimentam o setor de comércio e serviços, impulsionaram o consumo na primeira quinzena de novembro. Segundo dados levantados pelo Itaú Unibanco, foi registrada uma alta de 27% no faturamento das empresas no período, na comparação com os primeiros 15 dias de novembro de 2023.
Entre os ramos de atuação que mais tiveram destaque no período estão o comércio atacadista de vestuário e acessórios, com alta de 50,2%; o comércio de veículos e de peças e acessórios para veículos, com avanço de 43,1% e 30,2%, respectivamente; agências de viagens, com crescimento de 23,9%, hotéis, com alta de 16,6%, e restaurantes, com avanço de 11,5%.