Mansão da Família Safra em São Paulo é eleita a 11ª maior casa do mundo
A mansão da família Safra em São Paulo foi eleita a 11ª maior casa do mundo, de acordo com o ranking da revista Architectural Digest (AD). A casa foi construída por Joseph Safra no início dos anos 1990 e, hoje, faz parte do patrimônio de sua viúva, Vicky Safra.
A propriedade, localizada no bairro do Morumbi, na Zona Oeste paulistana, ocupa uma área de mais de 11 mil metros quadrados e supera, tanto em área total quanto construída, o Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente do Brasil em Brasília, e a Casa Branca, residência oficial e principal local de trabalho do presidente dos Estados Unidos em Washington.
De acordo com informações da AD, a casa foi inspirada em palacetes romanos e possui 130 cômodos, além de um heliporto próprio, piscina olímpica, uma extensa área verde com árvores majestosas. Outras publicações afirmam que a construção também conta com nove elevadores. Há poucos detalhes na mídia sobre a residência, uma vez que a família é muito reservada e a propriedade possui um forte esquema de segurança.
Propriedades destacadas pela Architectural Digest
No ranking da revista Architectural Digest, foram destacadas propriedades como o Palácio de Buckingham, em sétimo lugar, e o Palácio de Versalhes, em oitavo. O topo da lista é ocupado pelo Palácio Lakshmi Vilas, em Gujarat, na Índia. A propriedade foi construída em 1890 e ainda é residência da família real de Vadodara, uma antiga cidade-Estado indiana.
Segundo a AD, o palácio possui 170 quartos adornados com mármore do Rajastão, pisos de mosaico de Veneza e janelas de vitral da Bélgica. A parte inferior do palácio está aberta para visitação, enquanto membros da família real ocupam os andares superiores.
Júlio Rossato