Notícias

Ministros avaliam impacto de pacote de gastos anunciado por Haddad

O mercado aguarda entrevista coletiva dos ministros da Fazenda, Planejamento e Casa Civil para avaliar impacto de pacote de gastos anunciado por Haddad em pronunciamento em rede nacional. IGP-M de novembro é divulgado e mercado financeiro monitora.

Ministros avaliam impacto de pacote de gastos anunciado por Haddad

O mercado financeiro aguarda, nesta quinta-feira (28), a entrevista coletiva dos ministros da Fazenda, Planejamento e Casa Civil para avaliar o real impacto do pacote de gastos anunciado por Haddad em pronunciamento em rede nacional na noite anterior. Entre as medidas informadas pelo ministro da Fazenda estão a redução de supersalários no serviço público, o imposto sobre grandes fortunas e a isenção de IR para quem ganha até R$ 5 mil.

O governo busca cortar gastos obrigatórios para impedir, até 2027, o estouro do limite das despesas do arcabouço fiscal. O marco fiscal, em vigor desde o ano passado, restringe o crescimento real (acima da inflação) das despesas do governo a 70% do crescimento real das receitas, limitado a 2,5% acima da inflação por ano.

IGP-M de novembro é divulgado

Ainda hoje, no cenário doméstico, o mercado financeiro aguarda a divulgação do Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) de novembro, referência importante para contratos de aluguel e outros ajustes econômicos no Brasil, já que reflete a variação de preços ao consumidor, no atacado e na construção civil.

EUA celebra Ação de Graças

Nos Estados Unidos, as bolsas permanecem fechadas devido ao feriado de Ação de Graças, tradicional data que celebra gratidão e marca o início da temporada de compras de fim de ano, reduzindo o volume de negociações nos mercados globais.

Outras notícias

  • Presidente do BC concede palestra em São Paulo;
  • Presidente Lula participa da cerimônia de aditivo para obras da Transnordestina;
  • Comissão aprova projeto que define e regulamenta startups verdes;
  • Comissão aprova programa de regularização de débitos não tributários;

(Com Reuters, Estadão e Agência Brasil)

Equipe InfoMoney


Publicado em:
Atualizado em: