Notícias

Cientistas criam sistema de alerta para geoengenharia solar

Cientistas do governo dos EUA estão criando um sistema de alerta para detectar a geoengenharia solar em nível global.

Cientistas dos EUA criam sistema de alerta para geoengenharia solar

Em um esforço para detectar a geoengenharia solar em nível global, cientistas do governo dos EUA estão construindo um sistema de alerta que pode detectar se outro país ou indivíduo está tentando bloquear a radiação solar. O sistema é composto por balões lançados em vários locais ao redor do mundo que medem minúsculas partículas suspensas no ar, chamadas de aerossóis. Se houver um aumento repentino, isso pode indicar que alguém está tentando desviar parte do calor do sol de volta ao espaço. Este sistema de alerta precoce para a geoengenharia solar é um esforço fragmentado entre agências e laboratórios federais.

Os perigos da geoengenharia solar

A geoengenharia solar é uma ideia que ganha atenção à medida que o planeta continua a aquecer. A ideia é tentar bloquear a radiação solar para resfriar o planeta. No entanto, essa técnica pode ter consequências não intencionais, destruindo padrões climáticos regionais e prejudicando a agricultura e as economias locais. Além disso, os primeiros passos podem ser dados silenciosamente, por um agente desonesto ou outra nação operando sem regulamentações ou controles.

A construção do sistema de alerta

A NOAA e a NASA têm satélites que podem detectar grandes quantidades de aerossóis na atmosfera, mas não conseguem detectar quantidades menores. Por isso, os balões são lançados em vários locais ao redor do mundo, cada um carregando um dispositivo que mede minúsculas partículas suspensas no ar, ou aerossóis. Um aumento repentino pode indicar a presença de uma quantidade incomum de aerossóis na estratosfera, possivelmente para desviar parte do calor do sol de volta ao espaço. Os cientistas estão construindo a capacidade de detectar, rastrear e entender os efeitos de qualquer liberação incomum de aerossóis. A NOAA possui o dispositivo para medir a concentração de aerossóis e emitir um alerta em caso de anomalias. A NASA possui aeronaves de alta altitude que podem transportar equipamentos de teste sofisticados para a localização de uma pluma de aerossóis. Cientistas do Laboratório Nacional Sandia têm uma ferramenta que pode estimar quando e onde uma explosão de aerossol foi emitida.

O futuro da geoengenharia solar

A geoengenharia solar é uma técnica arriscada e não testada em larga escala. Embora os esforços de detecção ainda estejam em sua infância, pesquisadores estão trabalhando juntos em um sistema de alerta para detectar a geoengenharia solar em nível global. Este sistema permitiria aos cientistas dos EUA determinar se e quando outros podem estar tentando interferir no termostato da Terra. Ainda assim, muitos especialistas alertam sobre os perigos da geoengenharia solar, e é importante que a técnica seja cuidadosamente avaliada antes de ser implementada em larga escala.


Publicado em:
Atualizado em: