José Luiz Datena deixa a TV Bandeirantes
O apresentador José Luiz Datena não faz mais parte do quadro de funcionários da TV Bandeirantes. Ele e a emissora informaram o fim da parceria, em “comum acordo”. Datena comandou o programa Brasil Urgente por 23 anos, que é um dos programas policiais mais tradicionais da TV brasileira.
No fim de outubro, a Band já havia comunicado que Datena não comandaria mais o programa Brasil Urgente, uma das principais atrações de sua grade. Na ocasião, a emissora informou que pensava em outros projetos na área de “entretenimento” para o apresentador, o que acabou não se concretizando.
A saída de Datena da Band é confirmada após sua participação como candidato do PSDB à prefeitura de São Paulo nas eleições municipais deste ano. Ele perdeu tração e terminou com apenas 112.344 votos, amargando um modesto quinto lugar (com 1,84% dos votos válidos). Segundo informações do site Notícias da TV, o destino de José Luiz Datena deve ser o SBT, com quem o apresentador já teria negociações avançadas.
Se isso acontecer, Datena deve ser concorrente do próprio filho, Joel Datena, que herdou do pai a apresentação do Brasil Urgente na Band.
Filiação partidária
A vida político-partidária de Datena teve início no Partido dos Trabalhadores, de Luiz Inácio Lula da Silva, e passou por mais de uma dezena de partidos dos mais variados matizes no espectro político-ideológico. Em sua extensa trajetória partidária, Datena esteve, por mais de uma vez, a um passo de se candidatar a cargos públicos importantes – mas, na última hora, sempre “refugou”.
Datena já havia passado por PT, PP, PRP, DEM, MDB, PSL, PSD, União Brasil, PSC e PSB. Em 2021, ele declarou apoio a João Doria (na época, no PSDB) para a Presidência da República, mas depois desistiu da disputa ao Senado.
Júlio Rossato