Lula escolhe novos diretores do Banco Central
O ministro da Casa Civil, Rui Costa, disse que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva já escolheu os nomes dos novos diretores do Banco Central, que serão indicados para outras vagas que se abrirão no início do ano. Segundo ele, os nomes devem ser encaminhados amanhã ou, no máximo, na próxima semana.
Galípolo será o novo presidente do BC
Galípolo, atual diretor de Política Monetária do BC, foi indicado pelo presidente Lula para substituir Campos Neto na presidência do BC. Além de escolher um novo nome para a diretoria de Política Monetária, o governo precisa definir os nomes para as diretorias de Regulação e de Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta. Os mandatos de Otavio Damaso e Carolina Barros terminam em 31 de dezembro.
Boicote do BC ao governo
Rui Costa afirmou que a atual diretoria do Banco Central boicota o governo e tem responsabilidade pela escalada do dólar observada nesta quinta-feira, 28, depois do anúncio das medidas de contenção de gastos do Executivo. Ele declarou que está em contagem regressiva para a nova diretoria do BC assumir. Para o ministro, é importante que a nova diretoria adote medidas autônomas, técnicas e competentes.
Contagem regressiva para mudanças no BC
Rui Costa destacou que a nova diretoria do Banco Central terá um olhar para o Brasil e será dirigida por quem mora no país. Ele criticou Campos Neto por dar palestras e participar de eventos no exterior, dizendo que o presidente do BC não tem esperança e seu futuro pessoal e profissional vinculados ao Brasil. Campos Neto está há uma semana cumprindo agenda de trabalho de Miami.
Júlio Rossato