Restituições da malha fina do Imposto de Renda
A Receita Federal irá pagar nesta sexta-feira (29) o lote de restituições da malha fina do Imposto de Renda de novembro para cerca de 220 mil contribuintes que caíram na malha fina e regularizaram as pendências.
A restituição total é de R$ 558,8 milhões, sendo R$ 306,9 milhões destinados a contribuintes com prioridade no reembolso. Os contribuintes gaúchos foram incluídos na lista de prioridades devido às enchentes no Rio Grande do Sul neste ano.
Lista de prioridades
A lista de prioridades é composta por:
- 88.246 contribuintes que informaram a chave Pix do tipo Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) na declaração do Imposto de Renda ou usaram a declaração pré-preenchida.
- 34.287 contribuintes entre 60 e 79 anos.
- 8.898 contribuintes cuja maior fonte de renda é o magistério.
- 8.643 contribuintes residentes no Rio Grande do Sul.
- 4.802 contribuintes idosos acima de 80 anos e 3.570 com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave.
- 73.151 contribuintes que não informaram a chave Pix e não se encaixam em nenhuma das categorias de prioridade legal.
Desde o dia 22, a consulta para saber se foi contemplado no lote residual pode ser feita no site da Receita Federal ou no aplicativo para tablets e smartphones. O pagamento será feito na conta ou na chave Pix do tipo CPF informada na declaração do Imposto de Renda.
Caso o contribuinte não esteja na lista, poderá entrar no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e tirar o extrato da declaração para verificar pendências e enviar uma declaração retificadora. Se a restituição não for depositada na conta informada na declaração, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.