Aeroportos ucranianos danificados durante invasão russa
Desde que a Rússia invadiu a Ucrânia em fevereiro de 2022, quinze dos vinte aeroportos civis do país foram danificados, de acordo com o primeiro-ministro ucraniano, Denys Shmyhal. A Ucrânia está atualmente avaliando maneiras de parcialmente abrir seu espaço aéreo, que está fechado desde o início da guerra.
Atualmente, os ucranianos que desejam viajar para o exterior precisam ir para países vizinhos por via terrestre para pegar voos. Aqueles que vivem no leste da Ucrânia podem levar um dia inteiro para chegar ao destino final. A decisão de abrir parcialmente o espaço aéreo dependerá das necessidades das forças de defesa aérea e da situação militar no país.
Rússia atacou a infraestrutura portuária
Além dos aeroportos, a Rússia também atacou a infraestrutura portuária da Ucrânia quase 60 vezes nos últimos três meses, de acordo com Shmyhal. Cerca de 300 instalações e 22 embarcações civis foram danificadas ou destruídas durante esses ataques.
Possível reabertura de aeroporto
O aeroporto de Lviv, no oeste da Ucrânia, poderá ser reaberto em 2025, caso seja considerado seguro pelos reguladores e uma decisão política seja tomada, disse um sócio sênior da corretora de seguros Marsh McLennan à Reuters.