Secretário-geral da ONU pede respeito aos direitos dos palestinos
No Dia Internacional de Solidariedade para com o Povo Palestino, António Guterres pediu o fim da ocupação ilegal dos Territórios Palestinianos e a criação de dois Estados com a capital em Jerusalém.
Guterres ressaltou que ainda estão distantes os direitos fundamentais dos palestinos e que as Nações Unidas continuarão solidárias para com o povo palestino, com seus direitos inalienáveis de viver em paz, em segurança e com dignidade.
O secretário-geral afirmou que nada justifica os ataques terroristas sofridos por Israel em 7 de outubro de 2023 e a tomada de reféns, ações realizadas pelo Hamas. No entanto, ele ressalvou que nada justifica a punição coletiva do povo palestino.
Guterres defendeu um cessar-fogo, a libertação incondicional de todos os reféns e a criação de dois Estados com a capital em Jerusalém. Ele listou uma série de ações de Israel, como a ocupação de parte da Cisjordânia, Jerusalém Oriental, operações militares, a expansão dos colonatos em territórios palestinos, despejos e demolições. A violência dos colonos e as ameaças de anexação estão a infligir mais dor e injustiça.