Alerta de tempestade no Paraná
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo para tempestade no Paraná. Pelo menos 174 municípios devem sofrer os impactos. O alerta entrou em vigor na tarde deste domingo, 1°, e é válido até às 18h. O instituto indica perigo potencial de tempestade e adverte sobre a possibilidade de chuvas entre 20 e 30 mm por hora, ou até 50 mm por dia, ventos intensos de 40 a 60 km/h e a chance de queda de granizo.
Cuidados durante tempestades
Em situações de rajadas de vento, é importante tomar algumas precauções para garantir sua segurança. Evite se abrigar debaixo de árvores, pois há riscos de quedas e descargas elétricas. Da mesma forma, estacione os veículos longe de torres de transmissão ou placas de propaganda, que o vento pode derrubar. Além disso, evite o uso de aparelhos eletrônicos conectados à tomada para prevenir acidentes.
Previsão do tempo para a semana
Segundo informações do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), na segunda-feira, 2, o tempo será mais abafado, logo no início do dia, enquanto uma frente fria avança no Sul do País. No Paraná, o eixo mais instável deste sistema frontal (frente fria), tem aproximação entre a madrugada e manhã, com pancadas de chuva e risco de temporais (vento, chuva forte e possibilidade de granizo), a partir do setor oeste do estado. Do período da tarde para a noite, risco de temporais nas demais regiões. Com aumento da nebulosidade e chuva, o abafamento diminui, a partir do oeste, com demais regiões na sequência da tarde/noite. Na terça-feira, 3, no Paraná, segue instável o tempo, ainda com influência da nova frente fria. Umidade e calor, a partir do Paraguai e Mato Grosso do Sul, favorecem também a formação de nebulosidade na altura do estado. Na quarta-feira, 4, um progressivo afastamento de nebulosidade do Paraná para São Paulo, diminui a instabilidade, mas porções mais ao norte do estado, ainda apresentam alguma chuva.
Contato
Para mais informações, entre em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199 ou com o Corpo de Bombeiros pelo número 193.