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Novo desafio para a presidente executiva da Ânima Educação

Paula Harraca assume a companhia com o objetivo de fazê-la crescer em diferentes frentes

Novo desafio para a presidente executiva da Ânima Educação

Há dez anos, um grupo de analistas de bancos trocou a Faria Lima por bibliotecas em campi da Ânima Educação (ANIM3). Na última quarta (27), driblaram o trânsito para chegar à uma antiga fábrica da Alpargatas na Mooca, em São Paulo, erguida em 1908, hoje um dos prédios de uma de suas 25 marcas, a Universidade Anhembi Morumbi (UAM). Era a primeira apresentação comandada por alguém de fora do grupo de controle. Paula Harraca assumiu a companhia em julho com o desafio não só de fazê-la crescer em diferentes frentes como tentar chamar a atenção de um mercado arredio para o grupo.

“De alguma maneira, o grande desafio é valorizar uma empresa, num setor desvalorizado como outros tantos”, diz ela. “Temos vários desafios externos, que vão de bets à inflação, desequilíbrio fiscal e juros altos, mas o que mostramos não é desprezível.”

Resultados da apresentação

Entre outros indicadores, estavam na apresentação 11 trimestres de ganhos de margem, após o baque da pandemia. Também crescimento da geração de caixa medida pelo Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) de 50,5% em dois anos e recuo da desalavancagem de 4,1 vezes, no quarto trimestre de 2022, para 2,71 vezes, no terceiro trimestre deste ano.

Valor de mercado da empresa

Mesmo assim, a empresa que teve receita líquida de R$ 3,7 bilhões no ano passado, com quase 400 mil alunos, não tem visto reação por parte dos investidores. Seus papéis perderam 1,57% de valor em novembro, 35,97% no ano e 37,41% em 24 meses. Seu valor de mercado atual, de R$ 1 bilhão, é de cerca de um terço de seu patrimônio líquido.

Novas frentes de crescimento

Além de uma reestruturação interna recente, Paula detalhou aos analistas as grandes vias de crescimento. Em linhas gerais, elas incluem a expansão num mercado ampliado, de R$ 100 bilhões. A Ânima pretende ir da educação superior, uma área que movimenta R$ 50 bilhões ao ano, para uma que envolve educação continuada, executiva e B2B. Em todas as frentes de negócios, incluindo a Inspirali, a rentável vertical de medicina.

Para impulsionar o movimento planejado, estão sendo feitas campanhas regionais de fortalecimento das marcas bastante específicas, com um pool de dez agências de publicidade, sobretudo no interior do Brasil. Também o fortalecimento da área médica sob a Inspirali, que há tempos nutre um plano de IPO (oferta inicial de ações, na sigla em inglês).

“O mercado está num momento difícil para se pensar nessas questões, mas os planos de crescimento estão bem consolidados em diferentes frentes”, diz ela. “Como diz meu amigo (e técnico de vôlei) Bernardinho, ‘a vontade de se preparar tem de ser maior do que a de vencer’. É o que estamos fazendo.”

Conclusão

Paula Harraca assume a Ânima Educação com o objetivo de fazer a empresa crescer em diferentes frentes e chamar a atenção do mercado. A apresentação mostrou resultados positivos, mas a empresa ainda não tem visto reação por parte dos investidores. A Ânima pretende expandir seus negócios em uma área que envolve educação continuada, executiva e B2B, bem como fortalecer a área médica sob a Inspirali, que tem um plano de IPO. Campanhas regionais de fortalecimento das marcas também estão sendo feitas para impulsionar o movimento planejado.


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