Presidente da FIA fala para os pilotos de Fórmula 1 cuidarem de seus próprios assuntos
O presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, disse aos pilotos de Fórmula 1 que cuidem de seus próprios assuntos depois de ter sido questionado para onde estava indo o dinheiro das multas impostas durante corridas e por que figuras importantes da entidade deixaram o órgão.
Em entrevista à Reuters antes do Grande Prêmio do Catar, no domingo, Ben Sulayem falou que os pilotos deveriam se limitar ao que sabem fazer de melhor.
Transparência financeira
Os pilotos também cobraram transparência financeira e disseram que todas as partes interessadas, incluindo pilotos e equipes, deveriam definir em conjunto como e onde o dinheiro das multas deve ser gasto. Alguns chegaram a sugerir que isso poderia ajudar a financiar administradores profissionais.
“Eles conversam e depois perguntam: onde você está colocando o dinheiro? Por que não fazemos isso? Eu não digo ‘Oh, desculpe, e você?'”, respondeu Ben Sulayem.
Resposta à declaração da GPDA
A GPDA emitiu uma declaração surpreendente no mês passado em resposta à repressão da FIA aos palavrões. O documento pedia que Ben Sulayem tratasse os pilotos como adultos e que se atentasse com relação à linguagem usada com relação a eles.
FIA não está em crise, diz Ben Sulayem
Apesar da postura “não é da sua conta”, ele afirmou que 10,3 milhões de euros foram investidos em corridas de base no ano passado.
“Fui eleito para consertar a FIA e estou consertando. Estou muito feliz com nossa nova equipe. Muito feliz. Herdei uma FIA com um custo operacional negativo de 23 milhões de euros. E onde está agora? Este será o primeiro ano em que encerraremos no positivo.”