Notícias

Rússia demite general em meio a invasão de Aleppo

Sergei Kisel, encarregado das forças russas na Síria, foi demitido após insurgentes invadirem Aleppo, em desafio a Bashar al-Assad.

Rússia demite general em meio a invasão de Aleppo

Blogueiros de guerra russos informaram neste domingo que Moscou demitiu Sergei Kisel, o general encarregado de suas forças na Síria, depois que insurgentes invadiram a cidade de Aleppo no maior desafio ao presidente sírio Bashar al-Assad, aliado da Rússia, em anos.

A remoção de Kisel, 53 anos, foi relatada pelo canal Rybar Telegram, que é próximo ao Ministério da Defesa da Rússia, e pelo blog Voenny Osvedomitel (Informante Militar).

Os blogs militares foram mordazes sobre o desempenho de Kisel, que anteriormente comandou o 1º Exército de Tanques de Guardas da Rússia na região de Kharkiv, na Ucrânia, onde as forças de Moscou foram repelidas em um contra-ataque relâmpago pelas tropas ucranianas no final de 2022.

Informações da mídia não confirmadas disseram que Kisel foi substituído pelo coronel general Alexander Chaiko.

Rybar especulou que a Rússia poderia até mesmo recorrer a Sergei Surovikin, um general que ganhou o apelido de “General Armageddon” por sua crueldade na Síria e que esteve brevemente no comando do esforço de guerra ucraniano.

O avanço dos insurgentes na Síria foi o primeiro desde março de 2020, quando a Rússia e a Turquia, que apoia os rebeldes, concordaram com um cessar-fogo que levou à interrupção da ação militar no noroeste da Síria.

No domingo, o exército sírio disse que havia recapturado várias cidades que haviam sido invadidas por rebeldes nos últimos dias.


Publicado em:
Atualizado em: