E-commerce brasileiro fatura R$9,3 bi na Black Friday 2024
No final de semana da Black Friday 2024, o e-commerce brasileiro faturou mais de R$ 9,3 bilhões, um aumento de 10,5% em relação ao mesmo período de 2023. Os dados foram divulgados pela plataforma Hora a Hora, da Confi.Neotrust, empresa de inteligência de dados, em parceria com a ClearSale, companhia de soluções antifraude.
O volume de pedidos feitos na Black Friday, entre às 00h da quinta-feira (28) até às 23h59 do domingo (1), cresceu 13,1% em relação ao ano passado, chegando a 17,9 milhões.
Redução do ticket médio
Apesar do aumento nas transações, houve uma redução no ticket médio das compras de 2024, que ficou em R$ 519,75, um valor 2,3% menor do que em 2023.
Produtos mais vendidos
De acordo com o levantamento da plataforma Hora a Hora, os cinco produtos mais vendidos durante o período da Black Friday foram: eletrodomésticos (15,9%), eletrônicos (11,4%), telefonia (9,4%), moda e acessórios (7,3%) e ar e ventilação (6,3%).
Perfil do consumidor
Quanto ao perfil do consumidor, a plataforma indica que a maioria das transações foi realizada pelo público feminino (51,2%), seguido por homens (48,8%). A maior parte das compras foi feita por pessoas entre 36 e 50 anos (41,4%), seguidas por consumidores de 26 a 35 anos (31,1%), acima de 51 anos (18,2%) e até 25 anos (9,4%).
Fraudes
No período da Black Friday, o comércio eletrônico registrou cerca de 28,5 mil tentativas de fraude, totalizando aproximadamente R$ 45 milhões em golpes evitados. O valor representa uma queda percentual de 13% em relação a 2023. As cinco categorias com maior impacto financeiro foram: instrumentos musicais (4,20%), games (4,02%), informática (2,62%), eletrônicos (2,22%) e celulares (2,20%).
O ticket médio das fraudes foi de R$ 1.576,75, um aumento de 18% em relação a 2023.