Euro cai em meio a preocupações com governo francês
O euro despencou na segunda-feira em relação a um dólar americano forte, em meio a crescentes preocupações sobre um possível colapso do governo na França, o que atrasaria os planos para conter um crescente déficit orçamentário.
O primeiro-ministro da França, Michel Barnier, decidiu forçar a aprovação de um projeto de lei sobre seguridade social, que é parte do Orçamento de 2025, sem a necessidade de uma votação no Parlamento, o que o deixa vulnerável a ser derrubado do cargo em um voto de desconfiança por rivais de extrema-direita e esquerda, informou a mídia local nesta segunda-feira.
O euro caiu 1% para $1,0469, a caminho de sua maior queda diária desde o início de novembro.
Desconfiança em torno do governo francês
Depois de fazer uma concessão de última hora para ganhar o apoio do partido de extrema-direita Reunião Nacional à proposta, Barnier decidiu invocar o artigo 49.3 da Constituição para aprovar o projeto de lei sem votação, informou a mídia francesa. Essa medida deverá desencadear uma moção de desconfiança que o RN e a esquerda disseram que usarão para derrubar o governo de Barnier.
Antes da votação na Assembleia Nacional, a chefe do RN, Marine Le Pen, disse que queria que o primeiro-ministro fizesse mais concessões e descartasse os planos de parar de vincular as pensões à inflação em 1º de janeiro.
“Cabe ao governo aceitá-lo ou não”, disse ela, deixando em aberto uma pequena janela para novas negociações antes que a medida 49.3 seja invocada.
Vários analistas ainda acreditavam que Le Pen não queria derrubar o governo, pois poderia ser responsabilizada por uma crise financeira e econômica na França.
Impacto no mercado
O índice de referência francês, o CAC-40, fechou quase estável, depois de cair mais de 1% mais cedo, após partidos de extrema direita e de esquerda, incluindo o Reunião Nacional de Marine Le Pen, terem dito que votariam a favor de uma moção de desconfiança contra o primeiro-ministro Michel Barnier.
A medida foi tomada depois de Barnier afirmar que tentará aprovar um projeto de lei de seguridade social no Parlamento sem votação, como uma concessão de última hora para que o orçamento de 2025 fosse aprovado em um Parlamento profundamente dividido. O orçamento de Barnier buscou implementar medidas mais austeras para reduzir os gastos fiscais crescentes do país.
“A instabilidade em um governo não é realmente uma boa notícia para ninguém. Definitivamente, ela acrescenta risco ao ambiente do mercado e estamos vendo que o CAC-40 está realmente entre os mais combalidos do mundo este ano”, disse Steve Sosnick, analista-chefe de mercado da Interactive Brokers.
Conclusão
Em resumo, a queda do euro em relação ao dólar americano se deve às preocupações com um possível colapso do governo francês e seu crescente déficit orçamentário, após o primeiro-ministro Michel Barnier forçar a aprovação de um projeto de lei sobre seguridade social sem a necessidade de uma votação no Parlamento.