RD (RADL3) eleva previsão de abertura de lojas em 2025
A RD (RADL3), antiga Raia Drogasil, revisou suas projeções para a abertura de lojas em 2025, elevando a previsão para 330-350 unidades, representando entre 10% e 11% da base de lojas prevista para este ano.
O Itaú BBA ajustou suas estimativas de crescimento da receita da empresa para 2025, com um impacto de apenas 0,2% na receita líquida e no lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) e no lucro líquido.
Estratégia de expansão
A estratégia da RD de abrir entre 9% e 11% de sua base de lojas anualmente já tornava essa revisão esperada pelos analistas do Itaú BBA, que destacam que as novas lojas da RD apresentam uma Taxa Interna de Retorno (TIR) real de 15%, demonstrando boa rentabilidade e saúde financeira no modelo de negócios da companhia.
A rede de farmácias já conquistou uma participação de mercado de 16% e poderá expandir para 21-22% nos próximos sete a oito anos, mantendo o ritmo de aberturas de lojas em cerca de 10% anualmente.
Análise dos riscos
Os analistas do Itaú BBA alertam para alguns riscos que podem impactar as estimativas da companhia, como uma possível redução nos preços regulados de medicamentos em 2025, pressão de um mercado de trabalho apertado e aumento da competição no segmento de higiene, limpeza e cuidados pessoais (HPC), que representa cerca de 25% das vendas da empresa.
A RD aprovou a distribuição de juros sobre capital próprio no valor total bruto de R$ 123,9 milhões.