Suplementos alimentares movimentarão US$ 252 bi em 2025
Dados da consultoria Future Market Insights apontam que o mercado global de suplementos alimentares deve movimentar US$ 252 bilhões em 2025, com crescimento médio anual de 7,5% desde 2015.
Dobro fatura R$45 mi em 2024 com suplementos alimentares
A startup Dobro espera faturar R$50 mi antes de buscar investimento externo. A empresa usa matérias-primas particulares, como arroz, ervilha, aveia, café verde, lentilha e beterraba em seus produtos, que são proteicos e vendidos em formato de barras, sachês e géis. A Dobro não possui fábrica própria e utiliza operações de terceiros para produzir seus produtos. Metade das vendas é feita pela internet e o restante no varejo, em empresas como Decathlon e Droga Raia.
Concorrência e diferenciação da Dobro
A Dobro enfrenta a concorrência de gigantes como Nestlé e Danone, que já atuam no mercado de suplementos alimentares. Para se diferenciar, a startup aposta em matérias-primas particulares e inovadoras, como a proteína de lentilha, que gasta menos água e é de origem vegetal. Em 2021, a empresa lançou o primeiro gel natural de carboidrato do Brasil, à base de beterraba, sem corantes ou aditivos. O CEO da Dobro, Victor Comper, afirmou que a verdadeira concorrência da empresa é contra o sedentarismo.
Espaço para novas entrantes
Apesar da concorrência, Bruno Busquet, presidente da Associação Brasileira dos Fabricantes de Suplementos Nutricionais e Alimentos para Fins Especiais (Brasnutri), acredita que há espaço para novas entrantes no mercado de suplementos alimentares, desde que ofereçam produtos inovadores e de alta qualidade, atendendo às demandas que os gigantes não conseguem suprir eficazmente.
Júlio Rossato