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Trabalhadores da Volkswagen iniciam paralisações em nove fábricas na Alemanha

Os trabalhadores de nove fábricas da Volkswagen na Alemanha iniciaram greves de várias horas em meio a disputa sobre o futuro das operações da companhia.

Trabalhadores da Volkswagen iniciam paralisações em nove fábricas na Alemanha

Os trabalhadores de nove fábricas de automóveis e componentes da Volkswagen em toda a Alemanha iniciaram paralisações de várias horas nesta segunda-feira (02), interrompendo linhas de montagem em meio à disputa entre sindicato e montadora sobre o futuro das operações da companhia.

Milhares de trabalhadores se reuniram na sede da Volkswagen em Wolfsburg. Também ocorreram manifestações na fábrica de Hanover, que emprega cerca de 14.000 funcionários, e em outras fábricas de componentes e de veículos, incluindo Emden, Salzgitter e Brunswick.

As paralisações, que podem se transformar em greves de 24 horas ou ilimitadas se não for fechado um acordo na próxima rodada de negociações salariais, reduzirão a produção da Volkswagen, quando a montadora já enfrenta um declínio nas entregas e uma queda no lucro.

Conflito na mesa de negociações

“A duração e a intensidade desse confronto são de responsabilidade da Volkswagen na mesa de negociações”, disse Thorsten Groeger, que lidera as negociações em nome do sindicato IG Metall.

Daniela Cavallo, chefe do conselho de trabalhadores da Volkswagen, reiterou que os maiores acionistas da Volkswagen, que, além do Estado da Baixa Saxônia, incluem uma holding controlada pelas famílias Porsche e Piech, também podem ter que fazer sacrifícios com relação ao dividendo anual. Ela não explicou o que isso implicaria.

Cavallo disse que a quarta rodada de negociações, marcada para 9 de dezembro, resultará em um consenso entre os dois lados ou em uma escalada.

Proposta do sindicato rejeitada pela montadora

Na semana passada, o sindicato propôs medidas que, segundo ele, economizariam 1,5 bilhão de euros, incluindo a renúncia a bônus dos executivos para 2025 e 2026. A proposta foi rejeitada pela montadora.

A Volkswagen exige um corte salarial de 10%, dizendo que precisa reduzir custos e aumentar o resultado para defender sua participação no mercado, em meio à concorrência do grupo com montadoras da China. A empresa também ameaçou fechar fábricas na Alemanha pela primeira vez em seus 87 anos de história.

“A administração quer enfiar ainda mais o prego”, disse Lucia Heim, uma trabalhadora da fábrica da VW em Hanover que participou da paralisação nesta segunda-feira. “É um mundo distorcido: no futebol, os treinadores se demitem se não estiverem ganhando o jogo. Na VW, é o contrário. Os jogadores estão sendo punidos.”


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