Universidade de Oxford elege “brain rot” como palavra do ano de 2024
A Universidade de Oxford elegeu “brain rot” como a palavra do ano de 2024. O termo em inglês foi escolhido em uma votação com mais de 37 mil pessoas. Jovens têm reclamado sobre a sensação negativa ao passar horas rolando o feed. Embora não seja uma condição clinicamente reconhecida, a sobrecarga de informações digitais pode causar dificuldade de concentração, redução da produtividade, quadros de ansiedade e até depressão.
O que é “cérebro apodrecido”?
O Newport Institute afirma que o “cérebro apodrecido” é uma condição de confusão mental, letargia, redução da capacidade de atenção e declínio cognitivo que resulta de uma superabundância de tempo de tela. Um comportamento de podridão cerebral é a rolagem de feeds online, que envolve longos períodos de busca por notícias negativas e angustiantes online.
Consequências da podridão cerebral
As consequências da podridão cerebral incluem dificuldade em organizar informações, resolver problemas, tomar decisões e recuperar informações. Estudos demonstram o impacto do uso exacerbado de informações de má qualidade ou simples demais na internet. Uma pesquisa mostrou que a internet pode produzir alterações na cognição, afetando a atenção e a memória. Essas alterações foram identificadas inclusive na massa cinzenta do cérebro. Além disso, o vício em redes sociais tem associação negativa significativa com habilidades de funcionamento executivo, como planejamento, organização, resolução de problemas, tomada de decisões e memória de trabalho.
Como evitar o “cérebro apodrecido”?
Para prevenir ou reduzir a podridão cerebral, tente limitar o tempo de tela, excluir aplicativos que distraem do seu telefone e desligar notificações desnecessárias. Os danos ao funcionamento do cérebro tendem a ser reversíveis.