Ativos sul-coreanos em queda
Os ativos sul-coreanos despencaram após o presidente do país declarar lei marcial, gerando preocupação entre os investidores sobre a instabilidade política e os distúrbios.
O iShares MSCI South Korea ETF caiu 5,1% nas negociações nos EUA, sua pior queda intradia desde 5 de agosto. O won atingiu seu nível mais fraco em relação ao dólar americano em mais de dois anos. As ações da Samsung Electronics listadas em Londres perderam 5%.
O presidente Yoon Suk Yeol afirmou que a decisão foi tomada para proteger a liberdade e a ordem constitucional, e que não terá impacto na política externa da Coreia do Sul. Ele acrescentou que isso também ajudaria a remover os apoiadores da Coreia do Norte.
“A incerteza interna se soma às pressões externas nas últimas semanas, à medida que o mercado começa a precificar o aumento das tarifas dos EUA sob a nova administração Trump”, disse Aroop Chatterjee, estrategista do Wells Fargo em Nova York.
Outros ADRs sul-coreanos também apresentaram quedas. A empresa de comércio eletrônico Coupang caiu até 6,9% nas negociações nos EUA, acompanhada por perdas na processadora de aço Posco e no KB Financial Group.
O won foi o pior entre 31 moedas principais acompanhadas pela Bloomberg, caindo 1,7% para 1.430 por dólar.