CEE premia melhores instituições de ensino do Paraná
O Conselho Estadual de Educação (CEE) premiou as melhores instituições de ensino fundamental I e II, ensino médio e ensino superior do Paraná no Palácio Iguaçu, em comemoração aos seus 60 anos de criação. O reconhecimento se deu com base nas notas alcançadas pelas instituições no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e Índice Geral de Cursos (IGC), onde o Paraná se manteve em primeiro lugar em 2023. O evento contou com a presença do vice-governador Darci Piana, que foi homenageado pela sua atuação em prol da educação paranaense.
Atuação do CEE
O secretário estadual da Educação, Roni Miranda, destacou o papel fundamental do CEE na melhora do ensino público paranaense, sendo um órgão deliberativo que autoriza cursos técnicos e tem sido fundamental para a implementação da educação profissional e a expansão das escolas em tempo integral na rede estadual do Paraná. Para o presidente do CEE, João Carlos Gomes, a sinergia entre o órgão e as secretarias resultou na melhor educação do Estado.
Prêmios entregues
O CEE premiou as instituições de ensino do Paraná com as melhores notas em rankings nacionais, como o Ideb, voltado ao fundamental I e II e médio. No ensino fundamental I, de responsabilidade dos municípios, foram entregues prêmios para as cidades de Serranópolis do Iguaçu (porte pequeno 1), Mandaguari (porte pequeno 2), Paranavaí (porte médio), Apucarana (porte grande) e Curitiba (porte metrópole).
O Colégio da Polícia Militar do Paraná Cel. PM. Felippe de Souza Miranda, de Curitiba, foi premiado nas categorias ensino fundamental II (3º lugar) e ensino médio (1º lugar). A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) conquistou nota 5 no IGC, índice que assim como o Ideb, é calculado pelo Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Presenças
Participaram da entrega os secretários estaduais Alex Canziani (Inovação, Modernização e Transformação Digital) e Ricardo Barros (Indústria, Comércio e Serviços); os deputados estaduais Hussein Bakri e Luis Corti; o diretor de Educação da Seed, Anderfábio Oliveira dos Santos; os reitores das universidades estaduais do Norte do Paraná, Fábio Martini, de Ponta Grossa, Miguel Sanches Neto, e de Maringá, Leandro Vanalli; o reitor do Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv), Lúcio Kürten dos Passos; os prefeitos de Serranópolis do Iguaçu, Ivo Roberti, e de Apucarana, Junior da Femac; e demais autoridades do setor de educação.
Júlio Rossato