Juíza dos EUA decide que Elon Musk não tem direito a pacote de remuneração de 56 bilhões de dólares
Uma juíza dos Estados Unidos decidiu na segunda-feira que Elon Musk, presidente-executivo da Tesla, ainda não tem direito a receber um pacote de remuneração de 56 bilhões de dólares, apesar dos acionistas da empresa terem aprovado em junho o pagamento.
A decisão da juíza Kathaleen McCormick, de Delaware, segue sua decisão de janeiro que considerou o pacote de remuneração excessivo e o rescindiu, surpreendendo os investidores e lançando incertezas sobre o futuro de Musk na montadora mais valiosa do mundo.
Musk e Tesla podem recorrer à Suprema Corte de Delaware
Musk e a Tesla podem recorrer à Suprema Corte de Delaware assim que McCormick emitir uma ordem final, o que pode ocorrer já nesta semana. O recurso pode levar um ano para ser julgado.
A Tesla afirmou no processo que a juíza deveria reconhecer uma votação posterior, em junho, de seus acionistas a favor do pacote de remuneração de Musk e restabelecer o pagamento.
Juíza diz que conselho de administração da Tesla não tem o direito de “reiniciar” pagamento
McCormick disse que o conselho de administração da Tesla não tem o direito de “reiniciar” para restaurar o pagamento ao bilionário. “Se o tribunal tolerasse a prática de permitir que partes derrotadas criassem novos fatos com o objetivo de revisar julgamentos, as ações judiciais se tornariam intermináveis”, disse ela em parecer de 101 páginas.
Pacote de remuneração concedeu a Musk opções de ações
O pacote de remuneração concedeu a Musk opções de ações se a empresa atingir metas de desempenho e avaliação de mercado. Embora o prêmio tenha sido originalmente avaliado em até 56 bilhões de dólares, como as ações da Tesla subiram 42% desde 5 de novembro, quando Donald Trump, apoiado por Musk, venceu a eleição presidencial dos EUA, o pacote salarial do bilionário vale cerca de 101 bilhões de dólares.
Juíza ordena que a Tesla pague aos advogados que moveram o processo 345 milhões de dólares
McCormick também ordenou que a Tesla pague aos advogados que moveram o processo 345 milhões de dólares, bem abaixo dos 6 bilhões de dólares que eles solicitaram inicialmente, mas ainda assim um dos maiores prêmios de honorários já concedidos em litígios de valores mobiliários. A juíza disse que os honorários podem ser pagos em dinheiro ou em ações da Tesla.
Investidores e fãs influentes de Musk se manifestaram nas mídias sociais contra a decisão
Os investidores de pequeno porte e os fãs influentes de Musk ajudaram a Tesla e Musk a vencer a votação dos acionistas em junho e muitos se manifestaram nas mídias sociais contra a decisão de segunda-feira.
Fonte: Reuters