Notícias

Trump promete impedir compra da U.S. Steel pelo grupo japonês Nippon Steel

Trump prometeu impedir a compra da U.S. Steel pela Nippon Steel, ameaçando bloquear o acordo após retornar à Casa Branca no mês que vem. Saiba mais!

Trump promete impedir compra da U.S. Steel pelo grupo japonês Nippon Steel

O presidente eleito dos EUA, Donald Trump, reiterou que pretende impedir a compra da siderúrgica americana U.S. Steel pelo grupo japonês Nippon Steel, prometendo inclusive bloquear o acordo logo após retornar à Casa Branca no mês que vem.

“Sou totalmente contra a outrora grande e poderosa U.S. Steel ser comprada por uma empresa estrangeira, neste caso a Nippon Steel do Japão”, disse Trump em sua plataforma Truth Social na segunda-feira.

A publicação foi feita enquanto a principal siderúrgica japonesa espera concluir sua compra planejada da produtora dos EUA até o final do ano – Trump assume o cargo em 20 de janeiro.

Plano de investimento da Nippon Steel

A Nippon Steel emitiu nota reiterando a importância da aquisição, dizendo que “não só ajudará a U.S. Steel a crescer, mas também fortalecerá a segurança nacional dos Estados Unidos”. Abordando seu plano de investir pelo menos US$ 2,7 bilhões nas instalações da empresa dos EUA, a maior siderúrgica do Japão também disse que introduzirá sua tecnologia “para que os funcionários dos EUA possam fornecer produtos de aço de ponta aos clientes americanos. E prometeu proteger empregos”.

Revisão do Comitê de Investimento Estrangeiro dos EUA

O Comitê de Investimento Estrangeiro dos EUA está revisando a aquisição proposta e deve dar um parecer até o final de dezembro. O comitê é responsável por examinar se as transações de investimento estrangeiro envolvendo empresas dos EUA representam uma ameaça à segurança nacional.

Sobre a U.S. Steel

A US Steel, fundada em 1901, também está sediada na Pensilvânia, já foi um símbolo da proeza econômica americana, mas tem lutado para acompanhar a concorrência de rivais estrangeiros. Ela ficou em 24º lugar globalmente no ano passado, de acordo com dados da World Steel Association.


Publicado em:
Atualizado em: